top of page

Drenagem Linfática para Gestantes

Tem período mais lindo na vida de uma mulher que não seja a gestação?!

Ser mamãe realmente está entre os assuntos mais disputados nas rodas de amigas e redes sociais...e você está preparada?!

Vamos abordar um pouco dos aspectos físicos, químicos e fisiológicos que acontecem durante a gestação.

De repente seus hormônios mudam do dia para a noite, e uma cascata de mudanças iniciam muitas vezes sem que você perceba, sim você está grávida! Nesse período o corpo da mulher promove uma série de mudanças principalmente hormonais que irão acarretar em mudanças físicas do corpo, nem sempre "desejáveis", porém muito normais!

Esses hormônios irão estimular algumas estruturas a modificar-se pensando no melhor para o bebê, entre elas: ossos, vasos sanguíneos e linfáticos, pele e seus anexos, músculos...além disso o pico hormonal é tão elevado que também consegue atuar no sistema nervoso central alterando também as emoções! Sim, aumenta sensibilidade, vontades, prazeres, chateações e mágoas.

Pensando nessa fase linda, alguns profissionais da área da saúde proporcionam algumas terapias visando o bem estar físico, mental e emocional. Realizar terapia é um dica importante, minimiza os medos, tira duas dúvidas, promove maior encorajamento nesta fase. A hidroterapia também é uma atividade muito indicada, fortalece a musculatura, promove relaxamento e proporciona socialização com mulheres na mesma etapa da vida.

Nós fisioterapeutas indicamos a famosa "drenagem linfática". Mas não é só para celulite?! Essa dúvida sempre surge... não! A drenagem tem um poder sobre a fisiologia corpórea capaz de atuar em várias disfunções. A gestação em si não é uma disfunção, porém pode ocasionar algumas: edemas (principalmente em membros inferiores), estrias, acne...

Durante processo de drenar o corpo, estimulamos estruturas responsáveis pela filtração dos líquidos em excesso, reduzindo o edema, o que também garante a prevenção de estrias. Além disso o uso de cosméticos apropriados nesta técnica, também é fator preventivo de estrias. O toque das mãos estimula receptores sensoriais promovendo relaxamento e bem estar. Todas podem fazer drenagem? Na maioria das vezes sim, porém é sempre bom conversar com seu médico antes de realizar o procedimento, e procure um profissional capacitado para a técnica. Normalmente inicia-se o processo após as 12ª semana de gestação.

Faça com que esta fase seja repleta de alegrias e carinho! Mamães e bebês merecem toda nossa atenção!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page