© 2019 Spa Urbano - Estética, Saúde e Bem Estar

Pós Operatório de Cirurgias Plásticas

February 6, 2019

As cirurgias plásticas estão cada vez mais sendo procuradas pela população brasileira, com objetivos de mudanças corporais, faciais e até mesmo íntimas. Normalmente o cronograma inclui desde avaliação com cirurgião plástico, rotina de exames, ato cirúrgico e pós operatório.

 

 

O pós operatório deve ser realizado de acordo com orientação médica, sendo indicado profissional capacitado para atuação das técnicas, das quais podem variar desde a drenagem linfática manual, até mesmo recursos eletrofototerapêuticos. Pode-se afirmar que esta fase também pode ser denominada de reabilitação onde têm-se como objetivo principal o retorno das funções.

 

Este processo do ciclo de uma cirurgia plástica é fundamental para garantia do resultado, bem como prevenção de complicações como fibroses, seromas e cicatrização. Além disso, é fundamental ter ciência de que as atividades de vida diária devem ser levados em conta na recuperação. Uma das maiores preocupações é o retorno ao trabalho, precisamos entender que o pós também precisa estimular mobilidade e independência, sempre respeitando o processo cicatricial tecidual.

 

Normalmente no primeiro contato profissional terapêutico também é realizada avaliação funcional da paciente que passou pelo processo cirúrgico, afim de prescrever o tratamento correto para a recuperação.

 

Comumente o principal recurso é a drenagem linfática manual, atuante no edema, hematoma e equimose, podendo ser utilizado nas cirurgias em geral. Outros recursos também podem ser utilizados dependendo a região: ultrassom terapêutico, leds terapêuticos, mobilizações articulares leves, aplicação de bandagens, uso de cinta modeladora, entre outras.

 

Vale também lembrar que não existe um número certo de sessões pós operatórias a serem realizadas, visto que cada indivíduo possui determinado metabolismo e estilo de vida. A alta se dá pela reavaliação do paciente pela equipe multidisciplinar. Em relação aos resultados, o que sabemos ao certo é correspondente ao processo de reparo, o qual pode variar em até dois anos para um resultado completo.

 

Desse modo, não esqueça de listar o pós operatório na sua programação de cirurgia plástica! É fundamental para recuperação tecidual e rotina de vida.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pós Operatório de Cirurgias Plásticas

February 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2018

April 9, 2018